quarta-feira, 5 de junho de 2024

Para participar do grupinho rs


Olá pessoal!


Até o final do mês e no próximo status, pretendo melhorar bastante o layout. No entanto, acabei postando desta forma apenas para dialogar com os colegas e explicar como tenho colocado minha pele em jogo. O StatusInvest reflete minhas posições desde setembro de 2021, mas não adicionei meus CDB´s. Já na minha planilha do Google, tenho dados há mais tempo. Fui adicionando informações extras à planilha para mostrar o que poderia agregar às minhas análises, como os dividendos e rendimentos, que comecei a extrair no início de 2022. Vamos aos dados:


StatusInvest RV + Tesouro (- CDB´s)


Rentabilidade (clique para aumentar)


Distribuição de RV+Tesouro (clique para aumentar)



Google Sheets


Aumento Patrimônio Geral (RF+RV)

 



Distribuição Atual

OBS: É possível visualizar os gráficos da planilha atualizada no menu principal.


Tenho os seguintes ativos e quantidades:

Ações BR Qtde

AURE3 928

BBAS3 1994

EGIE3 412

ITSA4 1283

SAPR3 2783

TAEE11 487

CSAN3 315

TRPL4 523

VALE3 177

BBDC3 670

PETR4 185

BBSE3 631


Fiis BR

GARE11 2447

JURO11 10

TRXF11 153


Por fim, a pequena % fora do BR é:

RSP 7,36590788

MGK 3,41622473

QQQ 0,72940979

SPY 0,50013314

VT 11,00219145


O cenário econômico brasileiro está bastante complicado, no entanto, vejo essas dificuldades como oportunidades. Assim que recebo recursos, procuro investir nas empresas nas quais confio, e fico frustrado quando não tenho mais capital disponível para reduzir o preço médio de compra (principalmente em boas empresas), melhorando o yield on cost.


No meu ponto de vista, enquanto os juros nos Estados Unidos não diminuírem, teremos mais chances de promoções no mercado. No entanto, tudo indica que os juros brasileiros devem cair de forma mais acentuada no próximo ano (talvez forçada), o que pode diminuir essas oportunidades. Por outro lado, precisamos considerar que, após a queda dos juros, pode haver um aumento da inflação em algum momento, especialmente considerando o cenário de incertezas no Brasil. Por isso, já iniciei investimentos em Fundos de Investimento ligados à infraestrutura (FII-Infra) expostos aos juros (como o JURO11).


Finalizo esta mensagem, quase como um rascunho. Espero encontrar um ambiente acolhedor aqui, já que não tenho pessoas próximas que também investem. Acredito que um ambiente favorável faz toda a diferença. Até logo!



4 comentários:

  1. Bom dia, Vida Melhor.

    Primeira postagem! Parabéns.

    Achei interessante sua carteira de investimentos: você tem uma boa porcentagem em ações, poucos FIIs, um pouco em Títulos do Tesouro e um pouco no exterior.

    Eu tenho 5 das 13 empresas da sua carteira. Pretendo adicionar commodities (minério e petróleo) à minha, mas ainda não tomei uma decisão.

    Você mencionou no meu blog que está migrando da renda fixa para a renda variável. Pelo que entendi, essa mudança será apenas nos CDBs, já que sua carteira ainda inclui Tesouro IPCA.

    Concordo com você sobre o cenário econômico atual. Devemos aproveitar as oportunidades da bolsa mesmo em tempos difíceis, pois só assim conseguiremos tirar proveito dos raros e importantes momentos de alta.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Poupadora, obrigado pela visita ao meu humilde post inicial rs.

    Sou mais adepto à visão previdenciaria/barsiana que empresas de crescimento (pelo que entendi você também), então até PETR e VALE adicionei em um preço que em tese gerarão uns 8% de DY.

    Sobre o % de alocação, gosto de ter uma parte boa em RF, porém se as minhas não estivessem travadas, e sim em liquidez diária, provavelmente iria transferir parte para a RV, para aproveitar essas oportunidades, voltando a ter uma alocação mais proporcional à medida que os juros BRs caissem.

    Voltarei ainda hoje lá no seu post para responder o seu comentário. Então até mais tarde :).

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vindo EVM!!

    Gostei da carteira de ações, temos várias em comum :D

    As ações no Brasil seguidamente tem estes descontos, cada pouco é um problema novo hehehe mas de fato se tem caixa pra isso pode aproveitar.

    Olhando gráfico de patrimônio fiquei com a impressão de que o valor dos teus aportes são bastante relevantes, visto que está quase uma linha reta, o valor investido ainda não tem impactado nesse gráfico.

    Parabéns pela disciplina!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bilionário! Obrigado pela visita!

      Pois é meu amigo, estamos em uma onda de desconto, estou tentando criar um mindset para não ficar chateado por perder essas chances rssrsrsr, pretendo fazer alguma estratégia de alocação segmentada a partir do próximo mês, já que acredito que teremos, pelo que indicou o payroll dos EUA ontem, uma manutenção da taxa de Juros pelo FED por agora.

      Tenho crescido meus aportes com o tempo, meu objetivo é aportar mensalmente próx. de 10k, levando-se em conta todas as classes de ativos. Tenho um perfil mais essencialista e menos glamuroso por agora, com o objetivo de não ser refém do salário.

      Vamos juntos! Grande abraço!

      Excluir

ABCB4: Nova ação adicionada! E mais renda fixa :)

Olá pessoal,  Após a última publicação consolidada, decidi adicionar o Banco ABC ( ABCB4 ) à carteira.  Já possuo no setor bancário as ações...